Montevideo é uma daquelas cidades que agente tem vontade de embrulhar e levar pra casa. Localizada no sul do Uruguai, às margens do rio Prata, a capital uruguaia e sede administrativa do MERCOSUL, encanta pelas belezas arquitetônicas e naturais e pela tradicional hospitalidade dos seus habitantes.
Logo no desembarque, no Aeroporto Internacional de Carrasco, percebe-se uma cidade pronta pra receber os turistas estrangeiros. O free shop é um atrativo a parte já que tem um dos melhores preços entre os shops dos aeroportos da América do Sul. Lá não é difícil achar promoções com preços ainda mais baixos do que os praticados comumente nesse tipo de loja.
Do aeroporto à cidade são cerca de 18 KM e a opção mais rápida para esse trajeto são os taxis. Esses, aliás, são uma ótima pedida para se conhecer a cidade, devido ao baixo preço cobrado.
Ao chegar à cidade uma boa escolha é conhecer, a pé mesmo, o centro histórico da capital, a ciudade vieja. Ali é possível encontrar construções charmosas e preservadas que enche os olhos dos amantes da beleza arquitetônica. Ao longo da Avenida 18 de julho é possível ter uma visão geral da cidade. Ali se percebe uma cidade limpa, relativamente tranqüila e com trânsito bastante moderado para uma metrópole sul americana. Ao final da via localiza-se a Praça Independência, a principal da cidade e onde se encontra importantes edificações montevideanas como a Torre Executiva, atual sede do poder Executivo, a grande estátua equestre e o Teatro Solis, parada obrigatória para os amantes da arte e bom gosto.
As Ramblas, avenidas à beira rio, também são excelentes atrativos da cidade. Assistir o pôr do sol ao longo dessas vias é uma experiência que só quem conhece o sul do mundo pode descrever.
A educação e generosidade uruguaia também podem ser destacadas como atrativos do lugar. Por todos os lugares que se ande é possível constatar a tradicional gentileza montevideana.
Outro ponto a ser destacado em Montevideo é a segurança. Andar com tranqüilidade pelo centro ou pela ciudad vieja não tem grandes mistérios. De acordo com levantamentos recentes, Montevidéu está entre as 30 cidades mais seguras do mundo e é, seguramente, uma das mais tranqüila capitais sul americanas.
Além das questões destacadas, sugere-se a visita aos seguintes pontos: Mausoleo de Artigas, Museo Blannes, Jardim Botânico, Edifício Salvo, Feirinha da Praça Constituição e Estádio Centenário; todos com fácil acesso de carro ou ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário