sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As várias faces do ENEM

O exame nacional do ensino médio (ENEM) tem sido alvo de inúmeros questionamentos nos últimos anos. De um lado , seus defensores cobertos de sentimentalismo o consideram uma revolução , um processo de melhoria do sistema , que culminará com uma educação de maior qualidade . Do outro lado , especialistas dispensam textos e mais textos de repúdio a sua estrutura e gerenciamento, motivados quase sempre por uma "pitada" de politicismo .

Em meio a esse conflito de interesses estão "os não menos interessados" estudantes , que ralam anos e mais anos em cursinhos, em casa , a fim de alcançar o sonho de entrar em uma faculdade. O foco deveria estar centrado neles e não em questões administrativas/tecnológicas como temos observado atualmente.Acredito fielmente que o exame é válido e que deve ser mantido , pois possibilita uma visão geral acerca do ensino médio do Brasil . Essas informações são de extrema relevância no processo de readequação do ensino,além de propiciar uma forma de ingresso "democrática" ao ensino superior. 

A questão é:O grau de importância do exame só cresce a cada edição.Já passou da hora do governo entender que não se trata apenas de 157.000 mil (nº de inscritos na primeira edição em 1998)  e sim de 4,6 milhões de estudantes . Qualitativamente houve também grandes mudanças. O enem hoje é forma de ingresso nas maiores e melhores universidades do Brasil,além de ser utilizado para concessões de bolsa do Prouni.

Diversas instituições apoiaram o MEC nessa investida , mas tenho certeza que algumas já se arrependeram . Vestibulares tradicionais como o da USP e da UFMG correm sério risco de perder sua credibilidade secular, por erros "inconcebiveis" como os do roubo do caderno de provas e da impressão errada de gabaritos.

É necessário que haja mudanças , sejam elas administrativas como a que ocorreu com a saída do presidente do INEP, Joaquim Soares Neto, ou até mesmo de caráter técnico, a fim de rever os processos internos e reforçar a segurança da informação.

O ENEM 2011 ta aí , Sr. Haddad !!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário