domingo, 30 de janeiro de 2011

Graduação tecnológica ou tradicional?

Fim do ensino médio 
Inicio de um período de incertezas para muitos estudantes.Se já não bastasse a dúvida quanto a carreira a seguir, ainda é necessário escolher em qual modalidade de ensino ingressar. Hoje são ofertados cursos a distância,tecnológos,graduação "tradicional" , dentre outros que acabam por "infernizar" a vida dos aspirantes universitários.

Mas afinal,qual é a melhor escolha? Os defensores do ensino tradicional atribuem a modalidade ao curso normal de uma profissão. Segundo eles , um profissional completo é aquele que passa por todas as etapas, sem usufruir das chamadas "pinguelas". No curso de administração, por exemplo, o estudante deveria cursar os 4 anos e só depois optar por um área especifica (pós graduação).Além disso,o custo de formação do ensino tradicional em comparação ao ensino tecnológico,a necessidade de formação generalista dos profissionais e a aceitação do mercado, também sao fatores de constantes questionamentos.

Do outro lado,estão os defensores do ensino tecnológico,que apostam no crescimento dessa modalidade,visando suprir o mercado de profissionais especialistas em um menor tempo (1,5 a 2,5 anos). 

A questão é: O mercado está aceitando cada vez mais os profissionais tecnológos e a tendência é que isso só aumente nos próximos anos, em virtude da carência de mão de obra qualificada,a facilidade de acesso  e,principalmente, pelo menor tempo de duração.

Considero válida a revolta dos que defendem os "bacharelados" e "licenciaturas". Realmente é uma "puta" sacanagem ter que concorrer em igualdade ás mesmas vagas e salários com um "tecnológo", que cursou a metade da sua faculdade e gastou 70% menos.Porem, o crescimento de uma economia está vinculada a disponibilidade imediata de profissionais,o que favorece amplamente os cursos de menor duração.

Já em relação ao conteúdo, os focos sao distintos.Enquanto a graduação tradicional forma o profissional "completo", sabendo um pouco de cada área, o tecnológo é focado.Sua estrutura curricular abrange as caracteristicas especificas de uma determinada área.

Cabe ao estudante definir o que é mais interessante à sua realidade.Se já escolheu a área a seguir,vá direto ao tecnológo. Caso contrário, é bom seguir o processo natural, pra nao se arrepender no meio do caminho.

Sds...









terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Made In China

China
População: 1,33 Bilhão
Moeda :Iuan
2º maior economia do mundo (ratificado pelo Japão na última semana)
Crescimento do PIB em 2010 na ordem de 10,3%

Por que a China se tornou o centro das atenções?Qual o segredo para tanto desenvolvimento? 

Eis alguns pontos que devem ser ressaltados:

1º - A china investiu pesado em infraestrutura - Construiu portos  aeroportos , estradas que levam desenvolvimento a todas as partes do seu extenso território.Nao é preciso ser  um expert no assunto para concluir que uma produção deve ser escoada e que para isso sao necessários meios de transporte eficientes. Em resumo , é fazer funcionar a logistica do negócio.

2º Além disso,aumentaram os investimentos em educação (principalmente técnica).Eles"descobriram" que é necessário qualificar a mão de obra  para buscar melhores resultados operacionais. Cabe aqui uma ressalva: Apesar de todo crescimento observado, grande parte da população chinesa vive na miséria, em virtude dos péssimos salários e da elevada jornada de trabalho.

3) A taxa de juros chinesa corresponde a metade da brasileira (5,81% a.a.) . Tudo isso associado a mão de obra abundante , mercado consumidor amplo, baixos custos de produção e uma economia estável. Sem dúvida,fortes atrativos para o "investariado".

E nós brasileiros?o que temos a ver com isso?

Muitasssssssssss coisas. A china é considerada uma das maiores importadoras do mundo. Minas Gerais é quem diga. Grande parte da produção de minério de ferro vai para o gigante asiático.Tudo isso seria espetacular se nao tivesse o outro lado da história.

O mercado brasileiro vem sendo invadido pelos produtos "Made in China"", que além da qualidade duvidosa,acabam por proporcionar uma concorrencia desleal com os produtos tupiniquins. Grandes institutos já apontam para um processo de desindustrialização, que poderá culminar com o aumento do desemprego e com a estagnação da economia.

Os alertas estão sendo feitos. Cabe a equipe econômica do governo Rouseff tomar as medidas que o momento pede.

Sds....

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parlatório também é responsabilidade social.......

                                                                                                                    Divulguem !!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As várias faces do ENEM

O exame nacional do ensino médio (ENEM) tem sido alvo de inúmeros questionamentos nos últimos anos. De um lado , seus defensores cobertos de sentimentalismo o consideram uma revolução , um processo de melhoria do sistema , que culminará com uma educação de maior qualidade . Do outro lado , especialistas dispensam textos e mais textos de repúdio a sua estrutura e gerenciamento, motivados quase sempre por uma "pitada" de politicismo .

Em meio a esse conflito de interesses estão "os não menos interessados" estudantes , que ralam anos e mais anos em cursinhos, em casa , a fim de alcançar o sonho de entrar em uma faculdade. O foco deveria estar centrado neles e não em questões administrativas/tecnológicas como temos observado atualmente.Acredito fielmente que o exame é válido e que deve ser mantido , pois possibilita uma visão geral acerca do ensino médio do Brasil . Essas informações são de extrema relevância no processo de readequação do ensino,além de propiciar uma forma de ingresso "democrática" ao ensino superior. 

A questão é:O grau de importância do exame só cresce a cada edição.Já passou da hora do governo entender que não se trata apenas de 157.000 mil (nº de inscritos na primeira edição em 1998)  e sim de 4,6 milhões de estudantes . Qualitativamente houve também grandes mudanças. O enem hoje é forma de ingresso nas maiores e melhores universidades do Brasil,além de ser utilizado para concessões de bolsa do Prouni.

Diversas instituições apoiaram o MEC nessa investida , mas tenho certeza que algumas já se arrependeram . Vestibulares tradicionais como o da USP e da UFMG correm sério risco de perder sua credibilidade secular, por erros "inconcebiveis" como os do roubo do caderno de provas e da impressão errada de gabaritos.

É necessário que haja mudanças , sejam elas administrativas como a que ocorreu com a saída do presidente do INEP, Joaquim Soares Neto, ou até mesmo de caráter técnico, a fim de rever os processos internos e reforçar a segurança da informação.

O ENEM 2011 ta aí , Sr. Haddad !!!!!!!!!!!!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Caos aéreo no Brasil

Nos últimos tempos tem se falado muito sobre o chamado caos aéreo . Mas afinal , o que seria isso? quais as causas? qual o impacto desse "fenômeno" na nova conjuntura econômica brasileira ?

Diversos meios de comunicação tem se ocupado de divulgar dados acerca da aviação civil no Brasil. Nao é de hoje que os indicadores mostram um aumento da demanda interna e evidenciam a necessidade de investimentos em infraestrutura. A despeito dessa realidade , os orgãos de controle ,que no Brasil sao públicos (Agencia nacional de aviaçao civil (ANAC) e a Empresa brasileira de infra estrutura aeroportuária (INFRAERO),insistem em postergar uma reforma indispensável de todo sistema , optando pelo risco iminente de novas tragédias como do airbus A-320 da Tam em 2007.

Os frequentes "Overbooking" , venda de passagens além da capacidade das aeronaves , tem sido utilizado pelas companhias aéreas de maneira irresponsável , prejudicando a fluidez do sistema e levando as enormes filas e aos constantes atrasos , observados  principalmente em epócas festivas como as do fim do ano. Aliado a isso , contribuem para o "perfeito" funcionamento da máquina  a péssima estrutura dos aeroportos e  a falta de profissionais capacitados e em número adequado.

Em meio a isso tudo , ainda somos submetidos a ameaças de greves em pleno periodo de férias , onde a demanda pelo serviço cresce consideravelmente. Só pra se ter uma idéia ,estava previsto para segunda quinzena de dezembro o embarque/desembarque de cerca de 5 milhoes de passageiros. Tudo isso é reflexo de uma economia aquecida , baseada no aumento considerável do poder aquisitivo, do crédito fácil e dos menores indices de desemprego da história.  

O que fazer para solucionar esse impasse ? Estamos há 3 anos de uma copa do mundo e a 5 de uma olimpiada. É de comum acordo que nao há mais prazo para discussões sem ações concretas , os aeroportos brasileiros se encontram aquém das necessidades internas,e exigem atenção imediata. Recentemente o fantástico retratou a precária situação dos mecanismos de segurança dos aeroportos , onde o repórter embarcou  por destinos sede da copa de 2014 , com uma réplica de uma metralhadora. Assumo que o mais dificil nao for ver isso , mas sim ouvir as explicações dos orgãos de aviação.Segundo eles, nao há obrigatoriedade na passagem das bagagens pelo detector de metais em voos domésticos. Confesso que fiquei rezando para que os "bin ladem"  da vida não tenham assistido essa reportagem .

Como diria o então presidente Lula ....
                                                                             
                                             O tempo URGE e a sapucaí é grande !!











sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rio "sitiado"

Nos últimos dias presenciamos estarrecidos o pior desastre natural da história do Brasil.As autoridades já contabilizam cerca de 600 mortos e esse número deve se elevar consideravelmente nas próximas horas. Em meio a esse desastre anunciado e ao desespero das familias que perderam entes queridos , ilustrado pela  declaração de um sobrevivente que perdeu nada mais nada menos que 40 pessoas da sua familia , inúmeros politicos utlizam do cenário desolador da região serrana para discursos repetidos e infundáveis . 

Discursos como os das também tragédias de angra dos reis e do morro do Bumba a pouco mais de um ano. Nesse contexto , cabe aqui ressaltar que dos cerca de R$ 320 milhões" prometidos' ao governo municipal de Angra da reis para recuperação da cidade,apenas R$ 80 milhões foram efetivamente liberados.

Diante disso fica a questão:Até quando teremos que ver morros vindo abaixo? Até quando familias inteiras perderão a vida e seus bens por negligência do poder público? De que adianta pertencer ao BRIC , grupo composto por Brasil, Rússia , India e China , com as maiores taxas de crescimento econômico do mundo,se a nossa população não tem o básico,que é uma moradia digna e principalmente segura?O problema do Brasil é que muito se fala e pouco se faz.

Lógico que essas tragédias não são responsabilidade apenas do poder público . São anos e anos de ocupação irregular de encostas e vales,onde NUNCA se deveria construir. E não adianta os politicos falarem que é  impossivel  prever e prevenir tais tragédias. Nas atuas enchentes da Austrália , os números de mortos chegaram a 50 , DEZ VEZES menos que o Rio, devido em grande parte a politicas de estado de controle e monitoramente de condições ambientais.

Não podemos ficar atados simplesmente a politicas contingenciais (Saques de FGTS,aumento de até 2 parcelas de seguro desemprego,liberação antecipada dos recursos do bolsa familia),mas sim investir na prevenção.O Brasil pede socorro ....

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Montevideo/Uruguai

Montevideo é uma daquelas cidades que agente tem vontade de embrulhar e levar pra casa. Localizada no sul do Uruguai, às margens do rio Prata, a capital uruguaia e sede administrativa do MERCOSUL, encanta pelas belezas arquitetônicas e naturais e pela tradicional hospitalidade dos seus habitantes.
Logo no desembarque, no Aeroporto Internacional de Carrasco, percebe-se uma cidade pronta pra receber os turistas estrangeiros. O free shop é um atrativo a parte já que tem um dos melhores preços entre os shops dos aeroportos da América do Sul. Lá não é difícil achar promoções com preços ainda mais baixos do que os praticados comumente nesse tipo de loja.
Do aeroporto à cidade são cerca de 18 KM e a opção mais rápida para esse trajeto são os taxis. Esses, aliás, são uma ótima pedida para se conhecer a cidade, devido ao baixo preço cobrado.
Ao chegar à cidade uma boa escolha é conhecer, a pé mesmo, o centro histórico da capital, a ciudade vieja. Ali é possível encontrar construções charmosas e preservadas que enche os olhos dos amantes da beleza arquitetônica. Ao longo da Avenida 18 de julho é possível ter uma visão geral da cidade. Ali se percebe uma cidade limpa, relativamente tranqüila e com trânsito bastante moderado para uma metrópole sul americana. Ao final da via localiza-se a Praça Independência, a principal da cidade e onde se encontra importantes edificações montevideanas como a Torre Executiva, atual sede do poder Executivo, a grande estátua equestre e o Teatro Solis, parada obrigatória para os amantes da arte e bom gosto.
As Ramblas, avenidas à beira rio, também são excelentes atrativos da cidade. Assistir o pôr do sol ao longo dessas vias é uma experiência que só quem conhece o sul do mundo pode descrever.
A educação e generosidade uruguaia também podem ser destacadas como atrativos do lugar. Por todos os lugares que se ande é possível constatar a tradicional gentileza montevideana.
Outro ponto a ser destacado em Montevideo é a segurança. Andar com tranqüilidade pelo centro ou pela ciudad vieja não tem grandes mistérios. De acordo com levantamentos recentes, Montevidéu está entre as 30 cidades mais seguras do mundo e é, seguramente, uma das mais tranqüila capitais sul americanas.
Além das questões destacadas, sugere-se a visita aos seguintes pontos: Mausoleo de Artigas, Museo Blannes, Jardim Botânico, Edifício Salvo, Feirinha da Praça Constituição e Estádio Centenário; todos com fácil acesso de carro ou ônibus.



        


















                                                              Texto e imagem por Márcio Zuba.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novas cédulas real

Desde meados do mês de dezembro vem circulando pelo Brasil a chamada "nova familia do real"  , composta  inicialmente por notas de R$ 50 e R$ 100,00  confeccionadas com o que há de mais moderno no mercado. Segundo informações do banco central , as novas notas seguiriam um padrão internacional , que dificultaria a sua falsificação , além de auxiliar na internacionalização da moeda brasileira.

Até ai tudo bem , considero de grande valia uma atualização da "familia real" , tendo em vista o crescimento do Brasil nos últimos tempos. Porem , poucas pessoas sabem do custo adicional dessas novas notas . Elas chegam a custar 25% a mais do que a antiga, totalizando  investimentos na ordem de 1,15 Bilhão de reais.

Devem estar se perguntando : Quem pagará essa conta ?? Quem ?? Quem?? Não é preciso pensar muito para obter a resposta. Lógico , que  quem pagará por essa "atualização" somos nós , os  contribuintes. 

Seja atráves de impostos , taxas e contribuições ... somos "premiados" mais uma vez . Será que o beneficio dessa mudança sobressai sobre o custo de sua implantação? Só mesmo o tempo pra dizer...
Como diria o slogan do banco central : 

Veja, sinta (no bolso)  e descubra as novidades do seu dinheiro


Sds....

domingo, 9 de janeiro de 2011

BBB

Carissimos ,

Venho me perguntando há alguns anos o que representa o BBB para os brasileiros . Já ouvi diferentes opiniões a respeito , cada qual com seu arsenal de justificativas e interesses . Mas nada me convence.

Qual a finalidade de um programa desse tipo ? Mostrar a realidade (reality show)? Proporcionar cultura as pessoas?

Na minha humilde opinião , estamos na 11 edição de um verdadeiro circo de horrores. Nao há nada de útil em programas desse tipo. A grande audiencia observada retrata, em suma , a ignorancia do povo brasileiro e traz a tona a péssima programaçao das emissoras de tv aberta.

Sugeriria ao excelentissimo ministro das comunicações , Paulo Bernardo , a criacão de um setor ou secretaria  que tivessse como premissa atuar na análise do conteúdo dos programas da tv , a fim de identificar a real contribuição desses programas na formação ética e moral do individuo. "Nao confundam isso com censura, ok? "

Acorda Brasil !!!!!!!!!......

... e saia desse B (Big) B (Bosta) B (Brasil) !!!




Boa semana a todos e até a próxima postagem!

Dica literária

Como diria  o escritor peruano Mário Vargas Llosa , prêmio nobel de literatura 2010 "Um público comprometido com leitura é critico , rebelde , inqueito , pouco manipulável, e nao crê em lemas que alguns fazem passar por idéias".


Inspirado nesse conceito , faço menção aqui a outro grande mestre da literatura : Sun Tzu. Seus ensinamentos datam de 544 a.c e reúne em 13 capítulos originais o maior tratado de guerra de todos os tempos.

A "Arte da guerra" , titulo dado a obra de Sun Tzu , vem sendo utilizada amplamente no mundo dos negócios , retratando a realidade vivida por gestores das mais diversas areas.


O livro na versao abaixo é composto por 122 páginas e está disponivel para compra nas principais livrarias e pela internet , em sites como o da leitura (http://www.leitura.com.br/)  e do submarino (http://www.submarino.com.br/). Os preços variam entre R$ 10,00 e R$ 15,00, excluidos o valor de frete.




Boa leitura a todos !